Quero ser escoteiro

 

E como posso participar do Movimento Escoteiro?

 

Para ingressar no Escotismo, basta procurar o Grupo Escoteiro mais próximo de onde você mora. Em São Paulo, ligue para o escritório regional da União dos Escoteiros do Brasil no (11) 3154-5500 ou acesse os links abaixo para obter essa informação. Para os outros estados, acesse o site da União dos Escoteiros do Brasil.

 

UEB regional SP: www.escotismo.org.br

UEB nacional: www.escoteiros.org.br

 

 

Para o jovem participar no Escotismo é preciso ter de 7 a 21 anos de idade, e eles são divididos em quatro faixas etárias, chamadas de Ramos:

Lobinhos(as) (7 a 10 anos), que desenvolvem suas atividades em torno da história narrada por Rudyard Kipling no Livro da Jângal, resumido em Mowgli, O Menino Lobo;
Escoteiros(as) (11 a 14 anos), que enfatiza o espírito de aventura e a ampliação da autonomia em contato próximo com a natureza;
Seniores e Guias (15 a 17 anos), onde os jovens buscam o autoconhecimento, auxiliando o jovem a superar os desafios físicos, intelectuais, espirituais e sociais que surgem nessa etapa da vida; e
Pioneiros(as) (18 a 21 anos), dá ênfase a integração do jovem ao mundo adulto, sobretudo o serviço à comunidade e cidadania.
 

Vídeo sobre o que é ser escoteiro: www.youtube.com/watch?v=PYzS7pq734k

23 coisas que o escoteiro faz e voce não sabia... : www.youtube.com/watch?v=ynVpgP0hepc

 

E para ser associado do Honga?

 

Nós somos um Grupo Escoteiro modesto, e acreditamos que ter um ambiente familiar e harmonioso no nosso Grupo é o mais importante para a educação dos jovens. Assim as famílias com filhos nas faixas etárias acima e que têm interesse em se associar, passam por uma entrevista antes de se associar ao nosso Grupo Escoteiro.
Uma das condições para associação é que a família contribua, doando parte do seu tempo em alguns finais de semana durante o ano ajudando o Grupo em suas atividades. Isso contribui não só para o ambiente em geral, mas também para a integração e educação do jovem.

Para colaboradores adultos que desejam trabalhar como voluntários, estamos procurando antigos membros do Grupo que tenham a vontade e o tempo para contribuir com o Honga. Se você é um deles entre em contato conosco!
Veja na seção "Contato" a melhor forma de falar conosco, e faça parte do Movimento Escoteiro!

 

Para entrar em contato preencha o formulário abaixo.

Institucional

O "Honga", como é carinhosamente chamado pelos seus integrantes e amigos, é vinculado à União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e está instalado nas dependências do Templo Honpa Hongwanji do Brasil, que funciona como mantenedora e nos empresta o nome, oferecendo todo o suporte e infraestrutura sem interferir no dia-a-dia das atividades escoteiras.

Contato