Método Escoteiro

É um sistema de progressão que tem a intenção de estimular as capacidades e interesses de cada jovem. Isso acontece através de desafios a serem superados, da vivência de aventuras, do incentivo a exploração, a realização de descobertas, a experimentar coisas novas, inventar e desenvolver a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando individualmente os limites de cada jovem.
Esse sistema de progressão depende da combinação de cinco elementos para acontecer:

 

I. Aceitação da Promessa e Lei Escoteira, como um compromisso e base de valores;

II. Aprender fazendo, ou seja, aprendizado pela prática, baseado na autoconfiança e iniciativa, observação e dedução;

III. Vida em equipe, aceitando responsabilidades, cooperando e liderando;

IV. Atividades progressivas, atraentes e variadas, tais como jogos, técnicas, vida ao ar livre, interação com a comunidade, em ambiente seguro e fraterno;

V. Desenvolvimento pessoal, levando-se em consideração o ponto de vista de cada jovem, exemplo dos mais velhos e as potencialidades de cada um;

 

A Lei Escoteira

I. O Escoteiro tem uma só palavra: sua Honra vale mais do que a própria vida;

II. O Escoteiro é leal;

III. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;

IV. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros;

V. O Escoteiro é cortês;

VI. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas;

VII. O Escoteiro é obediente e disciplinado;

VIII. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;

IX. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;

X. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

 

Promessa Escoteira

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira".

 

Princípios do Escotismo

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) define como Princípios do Escotismo:

1. Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
Convidamos os jovens a ir além do mundo material, a orientar suas vidas por princípios espirituais e a seguir caminhando em busca de Deus, presente na experiência de todos os dias, na criação, no próximo, na história. Além disso, nós os convidamos a viver sua fé com alegria, sem nenhuma hostilidade para com aqueles que buscam, encontram ou vivem respostas diferentes diante de Deus, abrindo-se ao interesse, à compreensão e ao diálogo com todas as opções religiosas.

2. Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
Propomos aos jovens respeitar com carinho o mundo natural, comprometer-se com o desenvolvimento sustentável e participar ativamente dos esforços para sua preservação e renovação. Entendemos que o ser humano só se realiza plenamente quando exerce sua liberdade respeitando a do próximo. Propomos aos jovens que busquem sua realização por meio do serviço ao próximo e que se integrem de maneira responsável e solidária à sua comunidade. No plano das relações pessoais, nós os convidamos a desenvolver sua afetividade com naturalidade e respeito, pautando pelo amor seu comportamento sexual.

3. Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).
Convidamos os jovens a usar progressivamente sua liberdade, a assumir-se com responsabilidade, a aprender a discernir e decidir, enfrentando as consequências de suas decisões e de seus atos. Nós lhes propomos que sejam fortes, mantendo-se firmes em seus objetivos e tendo coragem de ser autênticos, em um claro testemunho de que são e o que dizem ser.

Setembro de 2020

Nenhum evento para este mês

Institucional

O GRUPO ESCOTEIRO HONGWANJI , é chamado carinhosamente pelos seus integrantes e amigos de "HONGA".

Vinculado à União dos Escoteiros do Brasil (UEB), oficialmente em 1968, está instalado nas dependências do TEMPLO HONPA HONGWANJI DO BRASIL, que funciona como mantenedora e nos empresta o nome, oferecendo todo o suporte e infraestrutura sem interferir no dia-a-dia das atividades escoteiras.

Contato