A nossa Alcatéia participou do evento JangalCamp, na cidade de Valinhos, com mais de 500 lobinhos, em comemoração ao centenário do Lobismo.
Também fundado por Baden-Powell, o ramo Lobo surgiu como uma forma de atender os jovens que ainda não podiam ingressar na Tropa Escoteira devido ao limite de idade. Se no início a Alcatéia era uma versão mais simples do Escotismo praticado pelos mais velhos, Baden-Powell logo percebeu que era preciso criar um movimento diferente, com sua própria ideologia e identidade.
Assim, em 1916 ele pediu ao seu amigo, Rudyard Kipling, o uso da história e dos personagens do "Livro da Jângal", e usando esse tema, ele criou toda a mística, cerimônia e valores do ramo Lobo que perduram até hoje.
Assim como os seus irmãos maiores, os Lobinhos também se guiam pelos valores de sua Promessa e Lei, e se mantém fiéis ao seu Lema:
Promessa
"Prometo fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma Boa Ação".
A Lei do Lobinho
O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
O Lobinho pensa primeiro nos outros;
O Lobinho abre os olhos e ouvidos;
O Lobinho é limpo e está sempre alegre;
O Lobinho diz sempre a verdade.
O Lema
"Melhor Possível!"
Chefes
Sandra Shimokawa (Akelá)
Sonia Minematsu
Claudio Sakurai
Jonas Kucinski