escoteiros
MutEco 2017
MutEco - Escotismo e Desenvolvimento Sustentável   26º Mutirão Nacional de Ação Ecológica   MutEco…
At. Cultural TE 2017
Como parte do desenvolvimento dos jovens na Tropa Escoteira de realizar uma atividade com seus…
Atividade Externa TE - Serra da Cantareira
Conforme previsto no calendário, a Tropa Escoteira realizou sua atividade externa na Serra Estadual da…
Escoteiros

Tropa Escoteira

Tropa Escoteira

 

Uma Tropa Escoteira é composta por jovens de 11 a 14 anos, divididos em pequenos grupos, denominados patrulhas. Cada patrulha defende suas cores e tradições, construindo assim uma história de conquistas que é transmitida com orgulho pelos seus integrantes, conforme novos jovens passam a fazer parte da patrulha e os mais velhos partem para novos desafios, tornando-se seniores e guias.

 

A patrulha possui um líder, o monitor, que é aquele escolhido pelos próprios membros da patrulhas para ser o seu representante. Aspectos como conhecimento, liderança, responsabilidade e determinação são levadas em consideração na hora da escolha do monitor. Os monitores de todas as patrulhas têm o direito de participar, juntamente com a chefia atuando como conselheiros, da Corte de Honra, órgão decisório da Tropa Escoteira, que através de reuniões periódicas define regras, programa e avalia atividades, ou seja, toma todas as decisões pertinentes à Tropa Escoteira.

 

As atividades da tropa, sempre diferentes e divertidas para estimular a participação dos jovens, são desenvolvidas visando às áreas de desenvolvimento do escotismo (físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social) e os objetivos educacionais próprios de cada faixa etária. No ramo escoteiro esses objetivos se dividem em objetivos da pré-puberdade (11 a 12 anos) e objetivos da puberdade (13 a 14 anos).

 

 

A Tropa Escoteira no Honga:

 

No Honga, até 2002, existia a tropa masculina, denominada Tropa I (Águia, Búfalo, Lobo e Raposa) e a tropa feminina, denominada Tropa II (Beija-Flor, Cisne, Falcão e Gaivota), cada tropa tinha a sua estrutura de chefes, materiais, atividades, arquivos, etc. Hoje essa estrutura já se encontra unificada e existe apenas uma Tropa, denominada Tropa Escoteira, chefiada por uma equipe mista de escotistas e patrulhas masculinas e feminina na mesma Tropa.

 

Atualmente (2016) a Tropa Escoteira conta com 05 patrulhas e 06 escotistas:

 

Patrulhas:

 

ÁGUIA

Monitor: Danilo 

BEIJA-FLOR

Monitora: Julia 

BÚFALO

Monitor: Diego

CISNE

Monitora: Carol

LOBO

Monitor: Nicolas

GAIVOTA

Monitora: Lara

RAPOSA

Monitor: Rodrigo

 

 

Escotistas:

Luciane Ueno (Chefe de Seção)

Anderson Nagao Lopes 

Ewerton Nagao Lopes

Mayara Kojima

Natalli Honji

Vivian Kanamori 

Contato