escoteiros
At. Cultural TE 2017
Como parte do desenvolvimento dos jovens na Tropa Escoteira de realizar uma atividade com seus…
Atividade Externa TE - Serra da Cantareira
Conforme previsto no calendário, a Tropa Escoteira realizou sua atividade externa na Serra Estadual da…
Ponta de Flecha TE 2017
  Nossos monitores, sub-monitores e 1os elementos da tropa escoteira participaram do ponta de flecha em…
Escoteiros

Tropa Escoteira

Tropa Escoteira

 

Uma Tropa Escoteira é composta por jovens de 11 a 14 anos, divididos em pequenos grupos, denominados patrulhas. Cada patrulha defende suas cores e tradições, construindo assim uma história de conquistas que é transmitida com orgulho pelos seus integrantes, conforme novos jovens passam a fazer parte da patrulha e os mais velhos partem para novos desafios, tornando-se seniores e guias.

 

A patrulha possui um líder, o monitor, que é aquele escolhido pelos próprios membros da patrulhas para ser o seu representante. Aspectos como conhecimento, liderança, responsabilidade e determinação são levadas em consideração na hora da escolha do monitor. Os monitores de todas as patrulhas têm o direito de participar, juntamente com a chefia atuando como conselheiros, da Corte de Honra, órgão decisório da Tropa Escoteira, que através de reuniões periódicas define regras, programa e avalia atividades, ou seja, toma todas as decisões pertinentes à Tropa Escoteira.

 

As atividades da tropa, sempre diferentes e divertidas para estimular a participação dos jovens, são desenvolvidas visando às áreas de desenvolvimento do escotismo (físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social) e os objetivos educacionais próprios de cada faixa etária. No ramo escoteiro esses objetivos se dividem em objetivos da pré-puberdade (11 a 12 anos) e objetivos da puberdade (13 a 14 anos).

 

 

A Tropa Escoteira no Honga:

 

No Honga, até 2002, existia a tropa masculina, denominada Tropa I (Águia, Búfalo, Lobo e Raposa) e a tropa feminina, denominada Tropa II (Beija-Flor, Cisne, Falcão e Gaivota), cada tropa tinha a sua estrutura de chefes, materiais, atividades, arquivos, etc. Hoje essa estrutura já se encontra unificada e existe apenas uma Tropa, denominada Tropa Escoteira, chefiada por uma equipe mista de escotistas e patrulhas masculinas e feminina na mesma Tropa.

 

Atualmente (2016) a Tropa Escoteira conta com 05 patrulhas e 06 escotistas:

 

Patrulhas:

 

ÁGUIA

Monitor: Danilo 

BEIJA-FLOR

Monitora: Julia 

BÚFALO

Monitor: Diego

CISNE

Monitora: Carol

LOBO

Monitor: Nicolas

GAIVOTA

Monitora: Lara

RAPOSA

Monitor: Rodrigo

 

 

Escotistas:

Luciane Ueno (Chefe de Seção)

Anderson Nagao Lopes 

Ewerton Nagao Lopes

Mayara Kojima

Natalli Honji

Vivian Kanamori 

Contato